Rafael Moneo, o mais premiado dos designers espanhóis, tinha prioridades claras desde os esboços iniciais: “A arquitetura tem obrigações, os prédios adquirem importância quando completam algo que é maior do que são: a cidade”, explica. Seu objetivo para este projeto consistia em criar um trabalho que também fizesse parte do projeto comum da cidade de Barcelona, e encontrou seu caminho na forma do NH Collection Barcelona Constanza.
Arquitetura torna-se arte
NH Collection Barcelona Constanza
Este arquiteto de Navarra criou obras tão grandiosas quanto os novos Souks de Beirute (no Líbano), a catedral de Los Angeles (na Califórnia), o Kursaal de San Sebastián, o Museo Thyssen, a extensão do Museo del Prado e a estação de trem Atocha (em Madri), entre outros. Além do Pritzker (o Oscar da arquitetura), ele também recebeu outros prêmios, como o National Architecture Award, a Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitetos, o Prêmio Mies van de Rohe de Arquitetura Contemporânea e o Prêmio para as Artes Príncipe das Astúrias.
Seu projeto para Barcelona, este trabalho arquitetônico e de hospitalidade icônicos, está localizado no lendário distrito de Les Corts, um bairro que viveu uma das maiores revoluções urbanas dos últimos tempos e que se tornou um exemplo do desenvolvimento de uma metrópole.
Para este projeto, Moneo recebeu o apoio de dois outros mestres, os arquitetos Manuel de Solà-Morales e Lucho Marcial. Assim, além do conforto, o design é um dos maiores protagonistas de cada canto do NH Collection Barcelona Constanza. Entranhado no DNA do edifício, identificado com o espírito de Barcelona, uma referência global da maneira mais vanguardista e moderna.
Ao longo dos largos corredores do hotel, entre paredes de concreto e vidro verde e azul, pequenos cantos oferecem os locais ideais para descansar, encontrar-se com os outros ou simplesmente ler. As outras áreas comuns também são interessantes por seus espaços amplos, abertos e jogo de luz natural. Marcial, responsável pelo design de interiores, tornou a seriedade o elemento principal. As cores – branco, preto e cinza – contribuem para a força dos materiais – mármore, vidro e aço –, sem necessidade de outros ornamentos.
Os 308 quartos do NH Collection Barcelona Constanza são todos exteriores e muito espaçosos. Projetado como cabines modernas, todas elas contêm banheira e chuveiro. Desde o início, a ênfase tem sido dada à qualidade através dos materiais escolhidos, bem como a relação do interior com o exterior, graças às enormes janelas. A maioria dos quartos do hotel é de alta qualidade ou premium. São sete suítes júnior e uma suíte.
Embora madeira e vidro sejam os principais elementos do quarto, cerâmica negra retificada dá caráter ao banheiro, alterada somente por grandes folhas de vidro colorido que definem as diferentes áreas. Amplos, espaçosos e confortáveis, todos os banheiros têm uma ducha com efeito de chuva, uma seleção de cortesias da NH Collection e um secador de cabelo profissional.
Um vislumbre de arte e de Barcelona é visto na fotografia de “L’ou com balla” (como o ovo dança) ao lado das banheiras. “L’ou com balla” representa uma tradição centenária da cidade que simboliza a “renovação da nova vida”. No célebre dia de Corpus Christi, os claustros, pátios e jardins de Barcelona são adornados com flores e frutas e os bicos de suas fontes são preenchidos com um ovo que “dança” sobre a água.
Conheça a beleza cativante da arquitetura e do design criados por profissionais mundialmente famosos e deixe-se encantar por detalhes surpreendentes e cuidadosamente pensados. O NH Collection Barcelona Constanza definitivamente não o deixará indiferente.