A profunda reforma dos últimos três anos colocou o NH Collection Firenze Porta Rossa na vanguarda do design. Mas sua história começou há muito tempo.
Um jovem de 600 anos
NH Collection Firenze Porta Rossa
A premissa que marcou o processo de reforma do NH Collection Firenze Porta Rossa foi o respeito pela sua história e personalidade. Para isso, a equipe responsável pela restauração contou com o apoio e a supervisão da Soprintendenza BAPSAE (Belle Arti e Paesaggio per le province di Firenze), autoridade local que supervisiona a conservação do patrimônio monumental e artístico da região. Isto permitiu modernizar o prédio e, ao mesmo tempo, detectar, conservar e descobrir as obras que certificam seu rico passado.
O luxo e a opulência que fizeram deste hotel o ponto de encontro do Grand Tour no início do século XX estão de volta, com plena força, para receber novos hóspedes. O desafio era saber como combinar a magnificência do passado com necessidades e confortos atuais.
O objetivo do projecto de design de interiores era conservar tudo o que foi encontrado: objetos pertencentes à família (espelhos, guarda-chuvas, guarda-roupas…), elementos da “prototecnologia hoteleira” (como um secador de toalhas desajeitado, uma central telefônica antiga…), afrescos com vários séculos ou detalhes do edifício medieval. Um esforço foi feito para capturar o espírito do antigo palácio e incorporá-lo em pequenas nuances, transformando-o em uma das características da transformação do hotel.
O século XVIII marcou o início de uma série de remodelações do edifício. Com o objetivo de adaptá-lo aos gostos da época, suas paredes foram cobertas por murais com motivos vegetalistas, insígnias heráldicas ou personagens históricas da região. A passagem do tempo e as sucessivas transformações fizeram com que essas obras fossem cobertas por outros elementos que foram adicionados posteriormente. Os afrescos foram esquecidos.
O século XVIII marcou o início de uma série de remodelações do edifício. Com o objetivo de adaptá-lo aos gostos da época, suas paredes foram cobertas por murais com motivos vegetalistas, insígnias heráldicas ou personagens históricas da região. A passagem do tempo e as sucessivas transformações fizeram com que essas obras fossem cobertas por outros elementos que foram adicionados posteriormente. Os afrescos foram esquecidos.
Mais tarde, uma nova restauração do prédio trouxe à luz essas joias da arte florentina. Redescobertas nos quartos e áreas comuns, foram restauradas por especialistas e incorporadas ao design interior do NH Collection Firenze Porta Rossa. Encontrá-las até levou a uma mudança no design, a fim de respeitá-las ao máximo. Então, em quartos com afrescos nas paredes, toda a decoração e os móveis foram organizados em torno dessas peças, para evitar sua deterioração.
Outro dos ornamentos em destaque no NH Collection Firenze Porta Rossa está no teto da recepção. Das oficinas do mestre vidreiro Ulisse De Matteis, em 1900, surgiu o grande teto multicolorido de vidro com o qual o pátio interno foi coberto. Isso trouxe luminosidade e calor, criando uma espécie de jardim de inverno. De Matteis, responsável pela restauração de numerosos monumentos florentinos, como os vitrais da Basílica de Santa Maria Novella, inspirou-se na renascença italiana quando criou sua vitrine para o hotel. A cena principal da maior peça apresenta uma porta vermelha, Porta Rossa – a do hotel, do bairro e da “Arte della Seta”, a guilda da seda que teve sua sede na área durante a Idade Média.
As cerâmicas típicas do final do período romano e os motivos renascentistas inspiram os vitrais nas portas de entrada do lobby do hotel. A Vênus ou a Flora de Botticelli, apresentadas sob a forma de desenhos no vidro das portas, são alguns dos elementos que nos levam ao estilo clássico e que, usando simbologia significativa, nos contam uma história: a da família Bartolini.
A madeira de nogueira que cobre as paredes é um material essencial. Através deste recurso, o espaço exala nobreza, calor e sabor clássico. Mais detalhes em estilo renascentista, como gesso e afrescos, complementam a parte mais “acadêmica” da decoração do hotel, juntamente com o piso, que também foi restaurado e é um grande tabuleiro de xadrez de mármore preto e branco.
No entanto, o contraste contemporâneo vem de um balcão de mármore de Carrara, cujas linhas e acabamentos dão uma aparência enfática e extremamente moderna. Em frente, um moderno sofá oval em vermelho, que lembra os grandes sofás dos dias dourados de Hollywood, permite que você faça o check-in enquanto se senta confortavelmente e toma um copo de Prosecco.
Na antiga loja de seda, agora uma extensão confortável do lobby que leva para a rua, um sofá Chesterfield e paredes de nogueira coexistem e contrastam com móveis em tons brancos com linhas contemporâneas, além de poltronas vermelhas e pufes. Uma escrivaninha clássica, completa com a mais recente tecnologia e design, também pode ser usada como um moderno centro de negócios.
Também ao lado do atual saguão, a antiga recepção do hotel do início do século XX foi conservada praticamente intacta e é onde os hóspedes encontrarão uma seleção da imprensa internacional. Muito cedo, todas as manhãs, o café da manhã é servido nesta área para os madrugadores do NH Collection.
O restaurante e o bar estão localizados no piso térreo do hotel, no nível da rua e com sua própria entrada. Esses espaços foram concebidos como um local de encontro para a sociedade local. Um local aberto e agradável, onde o branco puro das paredes faz com que mais afrescos se destaquem: o último é do século XIX.
Mesas originais de madeira e mármore do século XIX estão em toda parte, combinadas com modernas mesas laterais brancas. Mas também há poltronas de couro compartilhando a área com poltronas estofadas em vermelho – elementos que trazem energia e modernidade para ambientes com mais de quinhentos anos de idade.
As grandes janelas também têm vitrais de época de Ulisse De Matteis, e os pisos de mármore de Carrara foram dispostos como um tabuleiro de xadrez, respeitando a estética original do antigo Hotel Porta Rossa.
Em algumas áreas comuns do hotel, existem pontos onde você pode descansar, conhecer ou ler. Aqui você encontrará alguns itens antigos restaurados das diferentes etapas do edifício e combinados com as peças mais modernas de design moderno.
O segredo está na mistura. Assim, a mobília da família do século XIX é combinada com lâmpadas contemporâneas ou pufes modernos de design italiano, criando um equilíbrio baseado em contrastes, de elegância eclética.
Viaje no tempo no NH Collection Firenze Porta Rossa, enquanto desfruta do conforto e elegância dos nossos dias modernos e experimenta a história de Florença, que está presente em todos os cantos.